Mindfulness? O que é que eu ganho com isso?

O que é o mindfulness?

“Mindfulness é a consciência que emerge quando prestamos atenção de propósito no momento presente e sem julgamento”

Jon Kabat-Zinn

 

Embora possa parecer que o Mindfulness é uma “moda” recente, na verdade é uma prática milenar budista, aprendida e difundida para a comunidade científica ocidental em finais dos anos 70 por Jon Kabat-Zinn, médico fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, na Universidade de Massachussets, e autor do famoso MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction), programa de 8 semanas, com evidências científicas na diminuição do stress.

Na língua portuguesa, Mindfulness pode ser traduzido como consciência ou atenção plena ao momento presente. Assim, a sua prática de Mindfulness implica regular a atenção para o momento presente, numa atitude de curiosidade, abertura e aceitação.

Poderás estar a perguntar-te neste momento o que é que isto tem a ver contigo ou como é que prestar atenção ao momento presente te poderá trazer paz e satisfação com a tua vida.

Na verdade, a resposta é tão simples que poderá surpreender-te: só vivemos o momento presente. Não temos outro momento para viver e, no entanto, a nossa mente raramente está no presente. Verdade? Quantas vezes dás por ti em “piloto automático”, a fazer as coisas de forma mecânica, não usufruindo do que está a acontecer aqui e agora? Quantas vezes te enganas no que estás a fazer e quando dás por ela, estavas a repetir hábitos e padrões – nunca te aconteceu ires para o local errado, apenas porque é habitualmente o caminho que fazes? Quando tomas banho, por exemplo, estás a usufruir das sensações do mesmo, ou aproveitas para planear o teu dia ou rever o que fizeste?

É mesmo assim, a natureza da nossa mente, estar onde não está. E isso é, por si mesmo, meio caminho andado para sofrer mais, porque pensamos demais no que já foi ou virá a ser. Vivemos mais dentro das histórias da mente do que da realidade que está a acontecer agora. E nem o passado nem o futuro existem agora.

Então uma forma de aproveitares mais a tua vida é teres consciência de que a estás a viver, aqui e agora.

Viveres mais consciente vai contribuir para diminuir a sensação de que a vida está a passar por ti a voar. Além desta enorme vantagem, a prática regular de Mindfulness vai trazer-te outros benefícios. 

Quais os benefícios da prática de mindfulness?

Os benefícios do Mindfulness estão bastante estudados e sabe-se hoje que esta prática modifica, literalmente, o cérebro, tornando-o menos reativo e mais aberto à experiência e à aceitação da vida tal como ela é, imprevisível, inconstante, mutável e por vezes trágica. Não podemos fugir ao sofrimento inerente a estar vivo, mas podemos aprender a lidar melhor com ele e, assim, sofrer menos.

Apresento-te aqui os principais benefícios de praticares Mindfulness:

– Melhora a coordenação de movimentos motores

– Melhora as capacidades cognitivas de atenção, linguagem, memória e concentração

– Melhora a consciência e regulação emocional, aumentando a tua inteligência emocional e reduzindo o stress

– Melhora a tua capacidade de regular impulsos e emoções intensas, diminuindo a reatividade emocional, responsável por tantos conflitos interpessoais

– Melhora o sistema imunitário, tornando-te menos vulnerável a doenças

– Melhora as relações interpessoais, ao desenvolver a capacidade de empatia e compaixão.

Ainda tens dúvidas do bem que faz? Consegues ver o quanto podes beneficiar com esta prática, tanto na relação que tens contigo, como na relação que tens com os outros, seja a nível pessoal, familiar, amoroso, social, ocupacional ou laboral?

Então, mãos à obra: toca a praticar! Voltarei a este assunto no próximo artigo desta secção do blog, mas por agora deixo-te um desafio bem simples: esta semana, escolhe uma rotina que costumes fazer em piloto automático. Uma apenas. Pode ser lavar os dentes, lavar a loiça, escovar o cabelo, tomar café, almoçar, o que for. Escolhe uma e durante esta semana executa-a com atenção plena, prestando atenção aos seus pormenores e sensações que te causa. Observa e toma nota do que acontece.

 

Vai passando por cá. Vou falar-te mais sobre este e outros assuntos que te podem interessar.

Até breve, boa semana!

Newsletter M'BE

Subscreva já a nossa Newsletter e fique a par de todos os recursos e novidades M’BE.

    blank
    Fundadora M'BE Mindful Butterfly Effect
    Psicóloga Clínica | Terapeuta Sexual |Formadora | Facilitadora de
    Parentalidade Positiva e Consciente  
    www.mindfulbe.pt
    sonia.araujo@mindfulbe.pt

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *